sábado, 14 de abril de 2012

estratégias frugais


Tudo que você tem, tem você. ~Tyler Durden

Sempre tive uma necessidade de ter o mínimo de coisas possíveis. Porém minha história de vida não permitia isso, e sempre mantive entulhos de coisas baratas para o caso de um dia precisar, desde roupas velhas até eletrônicos ou componentes de computado(HDs, memórias...). Graças aos deuses esta época passou e hoje posso dar-me o "luxo" de não precisar mais fazer isso. Não mantenho nada em casa que não faça uso por mais de um ano. Se não reaproveito, então vendo, dou ou jogo fora.

Sempre que  desejo algo mais caro do que R$ 100,00, coloco em uma lista de compras. De todos os itens que quero comprar, coloco o valor e uma justificativa para cada uma, por mais óbvia que possa parecer. Isso inclui geladeira,  cama e celular. Isso me ajuda a gastar muito só quando realmente importa e evito gastar pouco com algo que é mais importante.

Em exemplo:

moro em um apartamento bem localizado  porque eu não quero perder tempo da minha vida no trânsito e porque passo muito tempo em casa, até nos fins de semana.

Pelo mesmo motivo de ficar em casa (além de gostar de se alimentar bem e comer muito), gastei com uma geladeira frost-free duplex para ir o mínimo possível ao mercado e ter sempre coisas frescas pra se comer (vegetais, peixe).

O mesmo aplica-se a LED de 42", que me fez praticamente deixar de ir ao cinema.

Não gosto de nada que passe na TV, então não tenho assinatura.

Não tenho telefone em casa, meu celular pode falar a vontade para fixo ou outro da mesma opderadora.

Meu celular é o mais barato de qualquer loja. Talvez compre um smartphone para aproveitar o tempo no metrô estudando e fazendo planos e anotações.

Tenho poucas roupas e todas baratas. Enquanto eu mantiver a forma qualquer roupa cairá bem.

Evito mulheres que se atraem pelo poder aquisitivo propondo programas simples.

Matenho a forma treinando em casaTenho uma barra fixa e uma corda. Pretendo comprar alguna halteres para treinos mais específicos (braços, ombros).

Não faço qualquer esforço financeiro relacionado a exibição ou atrair mulheres.

Essa estratégia tem funcionado bem pra mim. A teoria é de que devemos gastar nosso dinheiro só com o que realmente nos traga felicidade. Se você for infeliz, a tendência é gastar mais para se alienar as frustrações, seja com bebida, comendo, ou mulheres.

2 comentários:

  1. Olá!
    Gosto e pratico um pouco de frugalidade também.
    Acho que esse é um dos bons caminhos.

    Qto o smartphone é uma boa ter sim.
    Quem sabe vc não compre um usado?

    Ótimo post!

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! O que acho importante é deixar de gastar com aquilo que não faz diferença pra sobrar energia e dinheiro para o que realmente importa, seja lá o que isso for. Acho que a frugalidade exagerada pode ser um tiro pela culatra. Uma bom exemplo do que falo é o rapaz do blog Vida Ruim de Pobre.

      Excluir