domingo, 15 de abril de 2012

"Você registra seus gastos?"

Nunca me respondem com um "sim" categórico quando faço essa pergunta. O mais próximo que dizem fazer é pelo próprio extrato bancário. Não queria entrar nos discursos dos "comuns", aqueles que gostam de gastar dinheiro e procuram fórmulas para enriquecer que sejam diferentes da simples equação de gastar menos do que ganha. Eu apostaria alto é que boa parte de especuladores (tá bom, tá bom, o certo é "investidor", ok, ok) não tem essa prática. Talvez a razão esteja por simples falta de necessidade de ter um controle tão minucioso de tudo, em contraste com o que ganham mensalmente. Não sendo este o caso, me intrigaria como estes que conhecem termos financeiros que nem sei o que signifca (que porra é essa de "spread"?) não teriam controles sobres os gastos com suas necessidades básicas. Mas vá lá, não quero apontar o dedo(tarde demais?).

Hoje com apenas uma conta corrente, onde passarão a ficar os valores maiores, e uma conta poupança, que ficará com valores menores e co ma qual andarei com o cartao de débito (decisão tomada por mera segurança), além dos gastos reduzidos, ficou bem mais fácil controlar tudo. Uso uma das diversas aplicações que existem na internet para controle financeiro no trabalho ou em casa, sempre que chego. Almoco, açaí, busão, entra tudo.

A principal lição que tirei depois de 3 anos seguindo esta prática é a que sempre subestimei meus gastos mensais quando fazia orçamentos. Mas também tem sido muito útil para fazer planos realistas de investimentos. Neste caso, é um dia sair do Rio de Janeiro e ir para uma cidade do interior mais tranquila e barata. Por aqui está tudo muito caro e ruim. Mas deixo isso pra outro post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário