terça-feira, 17 de abril de 2012

O caro necessário, o barato que sai caro

O registro de meu chuveiro está com problemas e não fecha a água facilmente, por isso preciso fechar o registro geral sempre que não estou tomando banho. Como de origem bem pobre, sou bem habituado a essas situações e posso passar meses por isso se necessário, e isso cairia muito bem agora em um mês que já tive alguns gastos com eletrodomésticos para casa e pequenos reparos.

Mesmo com tal resiliencia, não faria sentido fazer isso. Esperar o mês fechar apenas para conseguir cumprir a promessa mensal de sobrar determinado valor pode virar um barato que saia caro. O problema pode piorar de vez e terei que gastar mais ainda para resolver um problema simples. Seria como deixar de gastar dinheiro com uma geladeira porque é cara, mas ter sempre que comer fora ou ter diversos contratempos que podem custar mais ainda.

P.S: Imagino que esta forma de raciocínio possa ser bem estranha pra maioria que lê isso? Imagino que sejam não pessoas de famílias ricas, mas que nunca precisaram juntar moedas durante a semana pra ver se daria pra ir a praia no fim de semana.

Um comentário:

  1. Tudo deve ser medido pela relação custo/benefício. Neste caso, eu acharia o benefício muito bom.

    ResponderExcluir